Quem são os gamers do Brasil? Pesquisa IBOPE



Devido a pedidos sobre o Comportamento dos jogadores e quem são os jogadores, trago a pesquisa: "Quem são os gamers do Brasil" feita pelo IBOPE entre maio e junho de 2011 que representa 48% da população brasileira entre 12 e 75 anos. ou seja, 69 milhões de pessoas, não acho que tenha muitos dados confiaveis, pois boa parte do Brasil fica de fora desta pesquisa (também porque é o ibope que faz as pesquisas de intenção de voto) mas dá para se ter algumas idéias, eu acho. Espero ter ajudado "Jean C." e companhia. Obrigado.


​Segundo dados do Target Group Index, da população brasileira em análise (69.5 milhões), 41% afirmam que possuem videogame, 28.2MM, sendo que  o mais utilizado é o aparelho conectado à TV (82%) e em seguida os aparelhos de mão (22%).
Analisando quem possui e joga videogame, 68% são homens, com maior presença nas classes AB e com idade entre 12 e 34 anos. O número de solteiros está acima da média brasileira, assim como o percentual dos que estudam (47% - contra 26% nacional). A praça com maior número de jogadores é São Paulo, onde 27% da população assume possuir e jogar videogame. Dos 11.9 milhões de brasileiros que possuem e jogam pelo menos um videogame, 48% têm preferência por uma marca única de console. 
População BrasilPossuem e jogam videogame
Universo (.000)6959311978
Masculino47,6%68,5%
Feminino52,4%31,5%
12 - 19 anos16,7%39,4%
20 - 24 anos10,5%15,0%
25 - 34 anos20,9%24,4%
35 - 44 anos18,5%13,1%
45 - 54 anos16,4%5,6%
55 - 64 anos10,8%2,0%
65 - 75 anos6,3%0,4%
AB38,7%49,8%
C48,8%45,2%
DE12,5%4,9%


 As preferências variam desde jogos de ação (66%), jogos de esporte (65%) e aventura (60%), mas a maior afinidade está em jogos de rol play (RPG) /3D (295). Os gamers costumam jogar principalmente no período da tarde, entre as 12h e as 17h59.  Os consoles conectados à TV são as plataformas com o maior número de jogadores  (76%) e o computador possui somente 26%.  Já em relação ao  tempo médio jogado, os jogos online são os que possuem o maior tempo, 5h14min, enquanto os portáteis possuem o menor, somente 3h22min.
Possuem e jogam videogame
Universo (.000)11978
Conectado à TV82,2%
De mão21,8%
JOGOS
Ação66,4%
Esportes64,8%
Aventura59,9%
Corridas (de autos, motos etc)59,8%
Lutas54,7%
Estratégia36,4%
Jogos Infantis32,8%
Simulação (aviões, etc.)27,0%
Educativos14,1%
Jogos de Rol Play (RPG)/ 3D13,3%
Jogos de Fliperamas12,0%
Jogos de Cartas/ Poker9,8%

Possuem e jogam videogameTempo médio jogado
Conectados ao televisor76,3%4h33min
Internet - jogos on-line 32,9%5h14min
Computador (não considere jogos on-line)26,6%4h15min
Videogames portáteis6,5%3h22min

 Quanto ao consumo dos meios, talvez pela grande presença na classe AB, os gamers estão 16 pontos percentuais acima da média brasileira em TV por assinatura. Outro meio com alta penetração e participação do target em análise é a internet – 79% contra 52% naciona. Já o meio com maior afinidade é o cinema (161).
BrasilPossuem e jogam videogame
Universo (.000)6959311978Afinidade
Jornal33,7%36,1%107
TV Aberta 97,3%97,3%100
TV Paga34,7%51,0%147
Revista40,2%47,1%117
Cinema17,0%27,4%161
Internet52,6%79,2%151
Rádio AM/FM76,5%81,6%107
 Em relação aos programas assistidos na TV, a preferência é por filmes (94%), noticiários (79%) e esportes ao vivo (69%), mas os assuntos com maior afinidade são seriados estrangeiros (167) e esportes radicais (167).
TVPopulação brasileiraPossuem e jogam videogame
Universo (.000)6959311978Afinidade
Filmes78,9%94,0%119
Noticiários84,2%79,4%94
Esportes ao Vivo49,3%68,6%139
Comédias (programas)48,6%64,9%134
Notícias Esportivas44,4%60,9%137
Comentários Esportivos37,6%55,1%147
Desenhos Animados (programas)35,0%53,4%153
Telenovelas Nacionais54,2%49,1%91
Seriados Estrangeiros28,1%46,9%167
Esportes Radicais26,9%44,9%167
Documentários36,7%42,6%116
Vídeos Musicais27,1%42,0%155
Shows Musicais30,0%39,2%130
Meteorológico44,8%38,9%87
Programas de Auditório40,3%38,6%96


A maior parte das pessoas que têm e jogam videogames, possuem mais de 30 canais por assinatura e assistem, em média, 15h24min por semana de televisão.
 Assim como a população brasileira, as principais atividades praticadas pelos  gamers na internet são enviar e receber mensagens instantâneas (57%), enviar e receber e-mails (56%) e acessar as redes sociais (55%), ; mas as maiores afinidades são jogar “on-line” (311) e visitar sites esportivos (239).

Com um tempo médio conectado de 2h36min, 34% afirmam que têm o costume de ler anúncios na internet.
Quando analisados os dados no TG.Net, do universo de 35.1 milhões de internautas, jogar on-line é um hábito praticado por 54%. Os jogos em redes sociais atingem 23%, aposta/loteria de esportes, 18% e jogos de azar, 16%.
Internautas
Universo Internautas (.000)35124
Jogar on-line53,6%
Jogar jogos online nas Redes Sociais23,3%
Jogo de apostas/loteria de esportes18,4%
Jogos de azar on-line16,0%
 Entre os internautas que têm costume de jogar on-line, o meio mais utilizado para acessar a internet é o desktop(76% contra 74% da média brasileira). Quando perguntado sobre o acesso feito por consoles de videogames, a porcentagem é baixa, tanto nos usuários da rede (3%) quanto nos gamers (4%).

Quando o assunto é publicidade, os anúncios que motivaram os navegadores gamers a visitarem um site foram resultados de busca (41%), anúncios na TV (39%) e anúncios online (38%).

Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características  sociodemográficas . Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.

Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Universo pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.

Representatividade: 48% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 69 milhões de pessoas.
 Banco utilizado: Br Y12 w1 + w2 (ago/10 – ago/11)
 TG.net é uma pesquisa online, realizada com 2.900 internautas de 15 a 75 anos no Brasil. Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite análises diferenciadas em um único banco.O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2011, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal,além de Goiânia, Nordeste, São Paulo interior e interior do Sul e Sudeste.Banco utilizado: TG.net Ano 2 (mai/11-jun/11)/Target Group Index Y11 w2 + Y12 w1 (fev/10 – jan/11)
 Link:http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/artigospapers/Paginas/Quem-s%C3%A3o-os-gamers-no-Brasil.aspx   





















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